Gestão de Lojas Online

Números do e-commerce brasileiro que você precisa saber em 2022

April 15, 2022
Números do e-commerce brasileiro que você precisa saber em 2022

O crescimento do e-commerce é notável. Mesmo antes da pandemia, já era possível observar o crescimento do comércio online, porém, com a chegada do Covid-19 no Brasil, esse processo foi acelerado.

Só em 2020, o e-commerce cresceu mais de 70%, segundo os dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital em parceria com o Neotrust.

Isso se deu pela necessidade do isolamento social, atrelado a uma série de fatores que exigiram uma mudança no comportamento de compra do consumidor.

Para o e-commerce, essa foi a oportunidade perfeita para mostrar seus benefícios perante as compras em lojas físicas. Receber o produto no conforto da própria casa, garantir a segurança e saúde durante a pandemia e ter preços mais em conta são apenas alguns dos diferenciais.

Agora, com os avanços da vacinação e a liberação do uso de máscaras em muitos estados brasileiros, parte do e-commerce se vê em um momento de incerteza perante às lojas físicas. Será que, mesmo com a crescente nos últimos 2 anos, as compras online serão priorizadas?

Continue lendo o artigo para saber!

O e-commerce continuará crescendo no pós-pandemia?

Foi pensando em responder a esta pergunta que desenvolvemos este artigo. Antes de tudo: calma! A tendência é que o e-commerce cresça cada vez mais, mesmo com a melhora na situação pandêmica no Brasil e no mundo.

Para exemplificar melhor essa afirmativa, trouxemos 4 números do e-commerce brasileiro que você precisa saber. Confira!

  1. Projeção de um faturamento de R$ 169,5 bilhões em 2022

A ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) prevê um faturamento de mais de R$ 169 bilhões vindos do e-commerce, superando a marca de de 2021.

Outro dado importante previsto pela ABComm é o crescimento do número de consumidores no comércio eletrônico, que deve ultrapassar os 83 milhões. Em 2021, o total de consumidores nesse ramo era de 79,8 milhões.

  1. O comércio terá menos prejuízos com feriados

Para os varejistas que também vendem online, uma boa notícia: é possível que o comércio tenha 22% a menos de prejuízos causados por feriados nacionais em 2022, se comparado a 2021.

Dos 9 feriados nacionais brasileiros, 2 deles caem em um domingo, evitando que o comércio incorra em um maior custo de operação. Os dados são da CNC.

  1. E-commerce faturou mais de R$ 160 bilhões em 2021

Segundo o levantamento feito pela Neotrust, o e-commerce brasileiro superou a marca de R$ 160 bilhões em faturamento em 2021, além de crescer 27% no mesmo período. Ainda, o número de pedidos aumentou em quase 17%, com 535 milhões de entregas.

As categorias com mais pedidos realizados em 2021 são: moda, beleza, perfumaria, saúde e o setor de eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

  1. E-commerce tem alta de quase 21% nas vendas em janeiro de 2022

Só em janeiro de 2022, o e-commerce teve alta de vendas em 20,56% se comparado com o mesmo período de 2021. Só no primeiro mês do ano, já pode ser observado o crescimento sustentável das vendas online, que prometem crescer ainda mais com o passar do ano.

Os dados são do indicador MCC-ENET, uma parceria entre a Companhia Compre & Confie e a Câmara Brasileira da Economia Digital, que também identificou que as categorias mais vendidas são de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação; móveis e eletrodomésticos; e tecidos, vestuário e calçados.

Agora que você já sabe dos principais dados e projeções para o e-commerce, que tal garantir que o seu tenha uma boa gestão para atender as demandas dos seus consumidores?

Para isso, conte com a Gestão de Lojas Online. Conosco, o seu e-commerce fica organizado, otimizado e pronto para atender as necessidades de seus clientes.

Camila Abou
Escrito por
Camila Abou
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