Gestão de Lojas Online

Não deu certo e agora? Como a experiência pode se transformar em um novo negócio

January 4, 2019
Não deu certo e agora? Como a experiência pode se transformar em um novo negócio

Para muita gente o começo de um novo ano é sinônimo de renovação, metas e desafios, o meu eu sabia que seria de fazer escolhas. No fim de 2018 eu já tinha decidido encerrar um ciclo da minha vida para que em 2019 eu pudesse me dedicar de corpo e alma ao serviço de gestão e a ajudar outras(os) empreendedores a conduzir seus negócios.

Mas mais importante do que tomar a decisão, foi admitir para mim mesma que às vezes as coisas não saem como planejamos e que tudo bem se “não” deu certo, precisamos falar mais sobre onde erramos e de como é possível transformar isso tudo em oportunidade e seguir em frente.

Onde errei e o que aprendi

Esse ano meu primeiro negócio a WeTravel Almofadas Artesanais, faria 5 anos. Ela nasceu e cresceu no Elo7, um marketplace para produtos artesanais. Chegou a ter mais de 60 produtos todos feitos à mão por mim, muitas vendas, nenhuma avaliação negativa e muitas alegrias.

Mas então por que você vai fechar? Bom, eu considero que o que tive com a WeTravel foi um sucesso, mas não o suficiente para viver dele, o varejo exige dedicação e talento e definitivamente o meu estava nos bastidores (cadastros e configurações) e não em vender, por isso, abaixo listo meus maiores aprendizados.

  1. Hobby não é negócio

Mas pode ser se você estiver disposto a transformá-lo em tal, amar e ter prazer em fazer algo não significa dinheiro no fim do mês, é importante tomar decisões racionais, deixar seu cliente pagar quando ele puder não vai fazer seu negócio ser sustentável.

  1. Plano de negócios

É muito legal botar a mão na massa e criar seu negócio sozinha(o), mas você tem clareza sobre onde quer chegar? Quanto está disposta(o) a investir? Como está estruturada sua operação? Aprender na marra parece uma linda história de superação, mas lá na frente você vai sentir falta da organização e de ter estratégias.

  1. Naming

Não sei vocês, mas definir o nome de uma marca sempre foi um processo complexo para mim, nomes grandes, difíceis de soletrar podem ser um problema, escolha com cuidado, evite o nome só porque ele é legal, muitas vezes o nome vai ser a primeira lembrança da sua marca, teste as possibilidades.

  1. Definição de produtos

Escolher e definir seu catálogo de produtos exige estudo e atenção, adaptar o que você vende conforme a demanda do mercado faz parte do processo, mas abrir muito o leque e aceitar fazer qualquer coisa apenas para agradar alguns clientes só vai gerar mais custo e no fim do mês você não vai ver o resultado das vendas. É importante alinhar o conceito da marca com os produtos e ter a certeza de que vai conseguir manter a qualidade tendo um catálogo pequeno ou grande.

Recomeçar

Desistir de um negócio que não deu certo não significa necessariamente fracasso (talvez a gente fique um pouco chateado vai..), para mim a WeTravel foi uma fonte inesgotável de experiências e aprendizados e agora fazendo o trabalho de Gestão de Lojas Online eu percebo o quanto isso foi fundamental para agregar valor ao meu serviço.

Vivenciar na prática os desafios de ter o próprio negócio online faz com que eu entenda e respeite as necessidades de outros pequenos empreendedores e busque as soluções ideais para o que eles precisam.

Recomeçar para mim e conduzir um novo negócio tem sido uma grande oportunidade de agradecer pela experiência que tive com minha loja que agora está fechando, portanto não há tristeza, há apenas a certeza de que cair e levantar faz parte do processo e que podemos conduzir melhores negócios se soubermos aproveitar os obstáculos que a vida nos dá.

Descubra você também como a minha experiência com lojas online pode ajudar você a ter uma rotina operacional mais organizada.

https://gestaodelojasonline.com.br

Camila Abou
Escrito por
Camila Abou
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