Gestão de Lojas Online

3 dicas para fazer a gestão de estoque do seu e-commerce

April 7, 2022
3 dicas para fazer a gestão de estoque do seu e-commerce

Ter um e-commerce é bastante trabalhoso, já que demanda muita organização e agilidade, principalmente no que diz respeito à gestão de estoque da empresa. Isso porque é fundamental estar atento ao que há disponível, o que não está mais disponível, entre outras questões que permitem que as vendas aconteçam.

Com uma gestão de estoque eficiente, é possível garantir que os produtos estejam disponíveis para os consumidores, evitando dores de cabeça que poderiam ser desastrosas para o negócio, ao mesmo tempo em que evita o super estoque de itens desnecessários.

Encontrar o equilíbrio entre um estoque vazio e um estoque lotado é fundamental para a saúde do seu e-commerce, principalmente quando falamos em dinheiro. Afinal, garante a melhor gestão dos produtos, evitando grandes investimentos, seja por necessidade ou por falta dela.

Pensando em ajudar nas questões de gestão de estoque, a Gestão de Lojas Online separou 3 dicas importantes sobre esse tema. Continue lendo o artigo e confira quais são.

Gestão de estoque: quais são os tipos de estoques disponíveis?

Antes de conhecer as 3 dicas valiosas sobre a gestão de estoque, é importante, primeiro, conhecer alguns tipos de estoques, já que o sucesso da gestão poderá depender diretamente do que foi escolhido para o seu e-commerce.

Confira:

  • Estoque único: o estoque único é ideal para lojas online, já que possui um único ponto de distribuição e produtos a pronta entrega;
  • Estoque compartilhado: normalmente usado por e-commerces que também possuem loja física, já que os produtos são usados para as duas operações;
  • Estoque sazonal: é destinado para demandas que ocorrem uma ou mais vezes ao ano como um estoque especial para as demandas da Black Friday, por exemplo;
  • Fulfillment: o estoque é centralizado no marketplace no qual o e-commerce faz parte (como é o caso dos lojistas que vendem pelo Mercado Livre, por exemplo). Tanto a venda como a entrega do produto são de responsabilidade do marketplace.

Gestão de estoque para e-commerce: 3 dicas que você precisa conhecer

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os tipos de estoque, está na hora de saber dicas valiosas para a sua gestão.

A Gestão de Lojas Online separou 3 que são de grande importância para qualquer e-commerce e que você deve conhecer ainda hoje. Confira.

A tecnologia é uma grande aliada

Os avanços tecnológicos estão presentes no cotidiano de todas as pessoas, inclusive dos e-commerces. Optar por ter uma tecnologia aliada é uma boa forma de gestão de estoque, automatizando e otimizando essa etapa.

O ERP, por exemplo, é um software de gestão altamente eficiente e tecnológico, o que faz dele um verdadeiro aliado para a gestão de estoque, confira nossas duas indicações: o Tiny e o Bling.

Faça cálculos e previsões

Muitos não sabem ou não entendem a necessidade de fazer previsões e cálculos para gerir corretamente o estoque. Isso faz toda a diferença na hora de comprar produtos ou organizar melhor os que o e-commerce já possui.

Por meio dos cálculos e previsões você poderá entender quando será necessário adquirir mais ou menos produtos, entendendo também a sua demanda, o que facilita na hora de fazer investimentos.

Tenha ajuda especializada

São diversos os tipos de estoque e ferramentas que você pode utilizar para ajudar na gestão do seu estoque, porém ter certeza de como lidar com essas questões é fundamental.

Aqui na Gestão de Lojas Online podemos ajudá-lo com nosso time de especialistas em e-commerce, com foco sempre no pequeno e médio empreendedor.

Com nosso serviço de gestão de e-commerce já ajudamos diversos lojistas a gerir suas operações online, controlar seus estoques, realizar rotinas de pedidos e uma infinidade de melhorias e demandas que uma loja online tem.

Trabalhamos em prol de fazer o e-commerce brasileiro crescer.

Clique aqui e agende uma conversa

Camila Abou
Escrito por
Camila Abou
Compartilhe!